terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Museu Central da Força Aérea, Russia

Após quase 6 anos sem colocar nada de novo neste blog, achei que estava na hora de o reanimar. E acho que não poderia haver melhor forma de o fazer, do que falar sobre um dos museus mais incríveis que alguma vez visitei. 
Trata-se do 'Museu Central da Força Aérea' que se encontra na área de Monino, apenas a alguns quilómetros de Moscovo. Este museu conta com cerca de 170 aeronaves em disposição, sendo um dos maiores no que toca a aviação Soviética.

A chegada ao museu foi bastante fácil, sendo que chamamos um táxi (eles possuem algo equivalente ao Uber na Russia), se bem que demoramos mais de uma hora a percorrer os cerca de 40kms, devido ao transito que se fazia sentir aquela hora. À entrada começam-se a ver algumas caudas, e a ansiedade começa a aumentar.

Myasishchev 3MD

São dezenas de aeronaves fantásticas que se encontram aqui. Algumas delas, completamente desconhecidas, fazem-nos sorrir pela sua forma estranha. É sempre bom recordar que a maioria foi desenhada nos anos 50/60 pelos Soviéticos.

 Tupolev Tu-95MS

 Tupolev Tu-114

Os helicópteros também são dos mais variados e incríveis, havendo de todos os tamanhos. Chega a ser inacreditável pensar que, na sua altura, estas incríveis máquinas saiam mesmo do chão (caso do Mil Mi-12 por exemplo).

 Mil Mi-10

Faltava agora regressar ao hotel, e ai sim a coisa foi engraçada. Sem dados moveis, sem Wi-Fi e sem dinheiro Russo, não havia forma de chamar o taxi, pelo que decidimos usar o transporte local. Este supostamente seria um autocarro, mas surgiu no seu lugar uma carrinha com aspecto bastante duvidoso,  que foi enchendo bastante ao longo da viagem. O que vale é que aceitavam cartão!

Yakovlev Yak-42

Ainda antes de terminar esta viagem, ainda faltava o passeio pela cidade de Moscovo. São vários os aviões espalhados, que estão bem preservados e que fazem parte da 'vista'.

Museu excelente, um pais incrível e a vontade de um dia voltar, já que ainda ficou muito por ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário