domingo, 12 de dezembro de 2010

Voo de C152

A convite de um amigo, fui passar o fim-de-semana a Faro, tanto para conhecer o Sul do pais, como também para fazer um voo! Já o tínhamos combinado por várias vezes, mas por motivos meteorológicos, nunca se realizou, até ontem!

"CS-AYR - a aeronave onde voamos"

No sábado o dia começou bastante cedo, sendo que o plano de voo estava para as 10:00. A aeronave seria o CS-AYR, o Cessna 152 do Aero Clube de Faro, a rota seria Faro-Portimão-Faro, e a altitude era de 1000'. Depois de todo o walk-around e as checklists feitas, pediu-se a clearence, onde a controladora de serviço informou que Portimão não estava muito favorável. Pedimos mesmo assim para lá ir, e logo se via se dava ou não para aterrar.
Descolamos da pista 10, com os ventos a 080º/13knots, e lá fomos em direcção a Portimão. Já havia algumas nuvens baixas, e o vento fazia-se sentir, mas lá se pediu um touch&go em LPPM e logo de seguida um full stop landing.

"Touch&Go em Portimão"

Dito e feito!! O Luis aterrou a aeronave muito bem (como o fez em todas as aterragens), e lá se foi abastecer a aeronave, sendo que em pouco tempo estávamos de volta ao ar. Antes de nós, ainda descolou um Piper Saratoga II de matricula CS-AEJ, o qual tinha como destino o mesmo que o nosso, LPFR! Não tardou muito até que o controlador nos pediu para baixar para os 500´devido ao tráfego que ia à nossa frente.
Quando seguíamos para a aproximação visual, ainda deu para ver o mesmo Piper a fazer holding (para um ILS approach) a passar mesmo por cima de nós... Muito bonito!!

"Aterragem em Faro"

No fim, o avião estava fechado e a papelada estava tratada... Fez-se um tempo de voo de 1:25 e três aterragens! Foi realmente um fim-de-semana diferente do habitual, e valeu mesmo a pena. Tenho que agradecer imenso ao Luis e à sua esposa Guida por toda a amabilidade com que me receberam.

2 comentários:

  1. Ciúmes..??? talvez ... um pouco...!!! nem sei o que dizer...! ciúmes..? ya..... muitos..!

    ResponderEliminar
  2. Foi um fim-de-semana muito bom! A repetir.

    ResponderEliminar